Serviços

       Fisioterapia

- Neurológica

Visa à avaliação e o atendimento personalizado de pacientes com as mais diversas disfunções neurológicas, tais como: Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Traumatismo Raquimedular, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Miopatias, Paralisia Facial Periférica, Polineuropatias, Ataxias e outras;


Incorporamos ao plano de tratamento o que há de mais atualizado na reabilitação mundial, utilizando conceitos de fisioterapia baseados em evidências científicas.

Responsável Técnico: Prof. José Vicente Martins

 - Ortopédica e Reumatológica

Oferecemos tratamento especializado para disfunções do aparelho locomotor com uso de técnicas como terapia manual, osteopatia, RPG, cinesioterapia geral e eletroterapia, através de uma visão ampla e funcional.

Responsável Técnico: Prof. Palmiro Torrieri


                     _________________________________________________________
 

Cardiorrespiratória


O conceito de saúde nos remete à busca de hábitos saudáveis e atividade física orientada. Para isso estamos oferecendo a nossos pacientes neurológicos, pneumopatas e cardiopatas este serviço, sob a supervisão de profissionais altamente capacitados no tratamento de portadores de necessidades especiais.

-Tratamento Aeróbico:

O treinamento aeróbico oferece diversos benefícios ao indivíduo.




- Benefícios do Programa:

Melhora da Função Motora;
Melhora da Função Cardiorrespiratória;
Melhora da Biomecânica dos movimentos funcionais;
Aumento da Força e Resistência muscular;
Controle e Atenuação da Hipertensão Arterial  Sistêmica;
Diminuição dos Níveis de Gordura e Glicose;
Melhora da Qualidade de Vida;
Melhora da Saúde.


Para atingir tais objetivos contamos com as seguintes ferramentas:

- Esteira ergométrica; 
- Natação em piscina aquecida;

Responsável Técnico: Wendell Leite Bernardes



Novidade no setor de fisioterapia cardiorrespiratória



Treinamento Locomotor (Adulto)
O propósito da esteira com suspensão parcial de peso é o treinamento com suporte para tratar pacientes com incapacidades de marcha provocada por desordens neurológicas, posturais, musculares bem como déficit de equilíbrio e marcha.
O suporte parcial do peso reduz a força resultante entre a força gravitacional e a força de suspensão, diminuindo a carga sobre o aparelho musculoesquelético durante o treino de marcha em esteira. A suspensão segura parcialmente o peso do paciente e com isso a marcha é facilitada. A facilidade da marcha ocorre também devido ao maior controle de tronco, ao auxílio da marcha pela esteira e ao auxílio do terapeuta que pode atuar nas características da marcha que foram diagnosticadas como deficitárias.


Dentre os principais objetivos da marcha com suspensão parcial do peso corporal podemos destacar:
·         A realização de tarefas funcionalmente relevantes
·         Desencorajamento de atividades compensatórias
·         Mudança de comportamento em tarefas de treinamento 
·         Transferência do aprendizado para a vida cotidiana

Patologias indicadas:
Acidente Vascular Cerebral
Lesão medular (ASIA C,D) Incompleta.
Esclerose Múltipla
Doença de Parkinson
Traumatismo Cranioencefálico
Charcot Marie Tooth

Idosos com dificuldades de locomoção


_________________________________________________________________ 


Hidroterapia


No setor de hidroterapia o cliente encontra um ambiente especificamente elaborado para pessoas com necessidades especiais, tais como: estrutura projetada, piscina terapêutica coberta e aquecida, banheiros e vestiários adaptados.

- Hidroterapia em afecções neurológicas

Para a reabilitação neurológica, a água é um ambiente prazeroso, meio ideal para estimulação e aprendizagem. Além de beneficiar as alterações neurológicas específicas, proporciona grande liberdade de movimento, possibilitando ao indivíduo posições e atividades difíceis de serem realizadas fora da água.

- Hidroterapia em afecções ortopédicas e reumatológicas

A hidroterapia produz importantes efeitos terapêuticos, tais como: redução de espasmo, diminuição da dor e relaxamento muscular, devido ao efeito do calor da água, da força de empuxo que reduz as forças compressivas nas articulações.



- Hidroterapia Pediátrica

A fisioterapia ganha ar de brincadeira e diversão, tornado os exercícios agradáveis, estimulando a motivação e autoconfiança da criança e explorando ao máximo seu potencial e desenvolvimento.


Responsável Técnico: Profº Jorge Moura


_______________________________________________________________ 


Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia, como ciência da saúde, tem por objetivo de estudo a comunicação humana e seus transtornos.

O setor de Fonoaudilogia CIRTA é composto por uma equipe especializada nas áreas de linguagem e de motricidade orofacial, envolvendo:

- Transtornos na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem oral;

- Encefalopatia Crônica da Infância;

- AFASIAS (Transtornos de linguagem de origem neurológica), decorrentes de traumatismo cranianos (TCE), acidente vascular encefálico (AVE), tumores ou outros fatores;

- Transtornos da deglutição (DISFAGIAS), da motricidade orofacial e da fala (DISARTRIAS) de origem neurológicas: quadros progressivos tais como: Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Machado – Joseph, Coréias de Huntington; ou súbitos, em decorrência de TCE ou AVE;

- Neurodegenerescências (Orientação e acompanhamento Primária e Demência Fronto – Temporal).



A proposta do setor de Fonoaudiologia é de intervenção integrada no propósito de estabelecer uma melhoria da qualidade de vida dos pacientes, visando, além da reabilitação funcional mais específica do transtorno apresentado, sua melhor integração social, familiar e vocacional.

Formas de atuação:
- Orientação a familiares;
- Visitas e apoio domiciliar, escola ou trabalho quando necessário;
- Treinamento de acompanhantes;
- Terapia individual;
- Terapia de grupo para afásicos.



Consultora Técnica: Raquel Fernandes


_________________________________________________________________ 

Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos seres humanos em sua relação com os processos mentais e psíquicos. Verte seu olhar sobre a psique humana e vem sendo ampliada ao longo de décadas, com teorias, novas descobertas e técnicas cada vez mais especializadas que possibilitam um trabalho cada vez mais eficaz.

No CIRTA o setor de Psicologia tem por objetivo principal a melhora da qualidade de vida dos pacientes em seus múltiplos aspectos; social, físico e psicológico, levando sempre em consideração a ética profissional e o respeito ao individuo.

Perfil de atuação:
Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, além de orientação familiar e/ou de cuidadores.

Responsável Técnica: Rosane Velloso

_________________________________________________________________ 


Neuro Pilates

É uma forma adaptada de Pilates para indivíduos portadores de disfunções neurológicas, e portanto, com necessidades especiais.

Tornamos acessível à estes pacientes todos os benefícios do Pilates em um ambiente agradável, esportivo e adaptado. Utilizamos ferramentas tais como: exercícios no solo e em aparelhos de Pilates adaptados.

Responsável Técnico: Prof. José Vicente Martins



_________________________________________________________________ 

Pilates

O CIRTA oferece aulas ministradas por fisioterapeutas para o máximo de 4 (quatro) alunos por horário, em um estúdio com os melhores equipamentos do mercado (Physiopilates – Balancedbody), abordagem e plano de exercícios individuais.

Alunos e pacientes de todas as faixas etárias podem participar das aulas, que consistem de um sistema de atividades que utiliza princípios específicos na realização de exercício no solo e aparelhos, visando tonificar e alongar a musculatura de forma consciente, proporcionando uma melhora postural e maior integração corpo-mente.

O método inclui ainda respiração consciente, alongamento axial, organização das cinturas e alinhamento geral, além de estabilização e mobilização da coluna vertebral, podendo ser utilizado em reabilitação ou como forma de atividade para Fitness e preparação para o esporte.

Responsável Técnico: Gabriel de Luna Pimenta


_________________________________________________________

     Acupuntura


A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas

metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.


 

Responsável Técnica: Amanda Miada

_________________________________________________________